SÃO PAULO - Ranking coloca Nokia como fabricante de eletrônicos mais verde. Microsoft e Nintendo têm notas baixas.
Análise feita pelo grupo Greenpeace sobre o impacto ambiental da indústria de tecnologia colocou a Nokia na liderança em TI verde.
A companhia já era elogiada por produzir dispositivos com pouco material tóxico e muito eficientes no consumo de energia, mas perdia pontos porque era frágil em políticas de reciclagem.
Com a estréia de um programa para recolher celulares e baterias usados em países emergentes, a Nokia atingiu nota 7 numa escala de zero a dez.
Em segundo lugar aparece a Samsung (nota 5,7) e, logo depois, a Fujitsu (5,3). Ambas empresas são elogiadas por usarem pouco material tóxico em seus produtos.
Grandes integradores de PCs, como Dell, HP e Lenovo são criticadas no ranking por usar muito material tóxico em seus produtos, especialmente plástico PVC, um tipo de material difícil de reciclar e degradar-se na natureza.
Nas últimas posições do ranking aparecem a Sharp (nota 3.1), a Microsoft (nota 2.2) e a Nintendo (nota 0.8).
A Sharp é criticada pelo excesso de produtos tóxicos e por fabricar eletrônicos que consomem muita energia. Já a Microsoft é apontada como pouco eficiente para salvar energia.
A pior colocada, a Nintendo, é definida como uma empresa que não faz nenhum esforço para eliminar produtos químicos tóxicos de seus produtos e que não possui planos para bem gerenciar o consumo de energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário