domingo, 26 de outubro de 2008

Mobilidade

Tudo que se pode operar sem uso de fio e a distância, podemos considerar como mobile, desde os antigos bips até os mais modernos aparelhos de smartphones e palm's.

Com a constante evolução tecnológica nos aparelhos e com a evolução de tecnologias para desenvolvimento de software para estes aparelhos a mobilidade está cada vez mais presente nas empresas.

Desde simplificados sistemas rodando 'off line', isto é, o usuário utiliza um software instalado em um aparelho mobil, por exemplo um PDA, durante todo o dia carregando a base local de seu aparelho com diversas informações, ao final do dia ele retorna ao escritório, se conecta ao servidor e transfere todos seus novos dados para o servidor, atualizando assim seu banco de dados.

Até sistemas mais modernos, conectados o tempo todo com o servidor através da web e desta forma atualizando o servidor em tempo real.

Como exemplo prático de sistemas mobil, podemos citar vendedores externos de uma empresa, que possuindo um sistema deste tipo evita o uso de papeis e está sempre atualizado com por exemplo o estoque de produtos da sua empresa, outro simples exemplo é o caso de garções que utilizam um PDA, atende ao cliente e o pedido vai direto para a cozinha, isso sem a necessidade dele ir até a cozinha para passar o pedido.

Portanto, para casos onde a informação não tem um ponto de origem fixo, a mobilidade é uma grande aliada. 

Nenhum comentário: